Alvenarias Acústicas

Escola Secundária Braamcamp Freire



Escola Secundária Braamcamp Freire com Blocos  Soundcomfort

Escola Secundária Braamcamp Freire premiada com Wan Award 2013

 

O uso do bloco Soundcomfort tornou-se fundamental para o projeto da Escola Braamcamp Freire, em Lisboa. Utilizado no hall de entrada e nos corredores, conferiu aos espaços um excelente desempenho acústico associado a um valor estético que organiza visualmente esses ambientes.

O projeto fez parte da reabilitação e ampliação da Escola Braamcamp Freire (Lisboa) e foi realizado pelo atelier Cristina Veríssimo e Diogo Burnay Arquitetos (CVDB), tendo conquistado em 2013 o Prémio Wan Award na categoria de Educação. O projeto incorpora blocos acústicos Soundconfort, produzidos com agregados leves de argila expandida Leca®.

 

Porquê escolher materiais Leca®

Na decisão pesou a “harmonia criada a partir do projeto anterior para o novo design”, e a “simplicidade e robustez” da construção final. Além disso, o baixo custo de construção foi também uma mais-valia do projeto.

Para cumprir o orçamento reduzido, os arquitetos apostaram em materiais que dispensam acabamentos, usando paredes em betão à vista e blocos acústicos Soundconfort em betão leve de argila expandida Leca®, produzidos e fornecidos pela empresa Previcon sob licença da Saint-Gobain Weber Portugal. Desta forma foram dispensadas argamassas de revestimento e reboco em grande parte dos espaços. No hall de entrada os blocos Soundconfort foram pintados de cores vivas.

A argila expandida Leca® também foi usada no enchimento dos pisos.

 

Conclusão

O uso do bloco Soundcomfort tornou-se fundamental para este projeto. O seu uso permite um conforto acústico, resultante do aumento substancial da absorção acústica da superfície das paredes, e constitui uma mais-valia estética fruto da sua superfície ranhurada.

A colaboração estreita com a indústria da pré-fabricação foi determinante para que a solução standarizada – o bloco Soundconfort – fosse convenientemente ajustada, em termos dimensionais, ao projeto.

Este exemplo demonstra que é possível, a partir de sistemas de pré-fabricação standardizada, obter um produto personalizado para uma obra específica.

 

Info:

- Cliente: Escola Secundária Braamcamp Freire (Lisboa)

- Arquitetos: Cristina Veríssimo e Diogo Burnay Arquitetos (CVDB)

- Produtos Leca®: Blocos  Soundcomfort e agregados leves de argila expandida Leca®