Betões Leca®

Antiga Escola Superior de Música de Lisboa - Aplicação de Geo Leca®.



Antiga Escola Superior de Música de Lisboa – Rua do Ataíde

O logradouro da antiga Escola Superior de Música de Lisboa, situada na Rua do Ataíde, entre o Cais do Sodré e o Chiado, situa-se a uma cota superior aos logradouros dos prédios confinantes pela parte posterior, sendo suportado por muros de pedra argamassada, com resistência diminuta atendendo à altura de terras suportadas. Recentemente, ocorreu o colapso de uma zona do muro na parte posterior do logradouro, zona esta na confluência dos limites sul e nascente do logradouro.

Trata-se de um difícil acesso para efeitos da reparação a realizar, apenas possível a partir da rua paralela, o Beco dos Apóstolos.

Após a remoção das terras derrocadas, estabilização da superfície com betão projectado e reconstrução do muro colapsado com betão armado, a entidade executante (Ramiro & Delgado, Lda.) propôs ao dono de obra, Câmara Municipal de Lisboa, a utilização de Geo Leca® para o enchimento da cavidade, solução aprovada pela mesma.
A Geo Leca® foi bombada a partir de um camião cisterna, tendo sido utilizados 55 metros de mangueira de 3 e de 4 polegadas. Em 4 horas foram bombados cerca de 45 m3 de Geo Leca®, a uma distância de cerca de 40 m na horizontal e vencendo um desnível de 12 m na vertical.

Após aplicada a Geo Leca®, é colocado um geotêxtil de separação e, sobre este, terra vegetal, para reposição da superfície ajardinada.
A utilização de Geo Leca® permitiu a execução da obra num prazo excepcionalmente rápido. Para além disto, resultam pressões sobre os muros inferiores em 75% às que seriam exercidas caso se utilizassem terras para o enchimento, e tratando-se de um material drenante, evitando as pressões devidas à acumulação de água.