Betões Leca®

Parque das Nações, Pavilhão Nacional, Lisboa



Pala Pavilhão Nacional

Expo'98 Pavilhão Nacional Português, Lisboa, Portugal

Exposição Internacional Expo'98-Lisboa teve lugar em 1998, com foco nos oceanos e sua futura importância. Foram realizadas várias estruturas excecionais para o evento, e uma das mais espetaculares foi a do Pavilhão Nacional Português, que inclui um teto de laje de membrana parabólica arqueada fundido através do Betão Leve (LWAC). As dimensões da copa são 65 m x 50 m, e a espessura da laje é de 20 cm.

 

Descrição geral

O Pavilhão Nacional Português é constituído pelo edifício principal de três andares e por um dossel, que é descrito a seguir.

A estrutura do dossel é uma placa de betão leve Leca® de membrana parabólica de 20 centímetros de espessura pendurada em tendões pré-esforçados ancorados ao longo dos dois lados curtos em lajes colocadas em cima de uma estrutura de betão armado de paredes de cisalhamento e reforços. O betão leve Leca® foi escolhido como material devido ao baixo peso morto, de modo que as forças horizontais no teto e nos suportes poderiam ser reduzidas ao mínimo, ao mesmo tempo em que se mantinha a resistência e rigidez adequadas. O peso total do telhado foi reduzido em aproximadamente  de 430 toneladas usando Betões leves Leca®.

Dados gerais:

Dados de execução: Outono de 1997

Tipo de estrutura: Lajes suspensas (dossel)

Comprimento total em plano: 65 m

Largura total em plano: 50 m

Espessura das lajes: 0,2 m

Sag: 3 m

Inclinação longitudinal: 0,3 m

Altura mínima acima do solo: 10.0 m

Tendões centrais típicos de distância: 0,6 m

Betão leve:

LWAC LC 25 750 m3

Força citada: LC 25

Força atingida: 30 MPa

Desvio padrão: 2,6 MPa

Densidade máxima citada: 1850 kg / m3

 

Sistema estrutural:

O telhado arqueado induz grandes forças horizontais no topo da parede de cisalhamento com reforços. Devido ao uso do betão Leve Leca® LWAC, essas forças foram minimizadas. As paredes de cisalhamento asseguraram a transferência de força para as cargas horizontais de peso morto, vento e terremoto entre o telhado e as fundações subterrâneas.

O telhado em si tem 20 centímetros de espessura parabólica membrana de laje em betão leve Leca®. A tensão da membrana devida ao afundamento é compensada pelo uso de longos cabos de tensão ancorados em lajes de suporte em cima das paredes de cisalhamento.

 

Equipas envolvidas

Fornecedor de betão pronto: Betecna Betao Pronto S.A

Empreiteiros:

Construtora do Tamega, OPCA, H. Hagen, Obrecol

Fornecedor de LWA: Leca® Portugal